O que é Valentine’s Day ?

Valentine's Day | 14 de fevereiroO Valentine’s day ou dia de são Valentim é comemorado nos Estados Unidos e alguns países da Europa e Asia no dia 14 de Fevereiro.

Existem muitas historias e misterios sobre a celebração do dia de São Valentim mas, todas tem um ponto em comum :

A celebração do amor.

A festa popular de amor e romances tem como origem o festival romano antigo e não foi criado por empresas de cartão, como algumas pessoas acreditam que ele seja.

Qual é a diferença para o dia dos namorados no Brasil ?

Diferente do 12 de junho dia dos namorados no Brasil , que foi uma impressionante jogada de marketing ,com o objetivo de alavancar a economia do varejo naquela época.

Além de ser um dia para amantes, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor que não seja romântico, ou até mesmo amizade.

Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa. Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”. Chocolate também é um presente popular neste dia.

Valentine's Day | 14 de fevereiro

Como surgiu o Valentine’s day?

Existem várias lendas populares e interessantes do dia de São Valentim.

Algumas lendas sugerem a origem do Dia dos Namorados a tempos pagãos, enquanto outros apontam que um ou mais santos da igreja cristã primitiva. No entanto, outro ponto de vista sobre a origem do Dia dos Namorados liga para o início das aves época de acasalamento.

Popularidade do festival é talvez devido ao efeito combinado de todas estas lendas, juntamente com a noção de que a primavera é o tempo para o amor.

Festa de Lupercalia

Festa pagã nos tempos do antigo imperio Romano, perdurou até aos tempos do Império e da queda. Esta mesma celebração foi adotada por Justiniano I no Imperio do Oriente em 542, como remédio para uma peste que já havia assolado o Egito e Constantinopla e ameaçava o resto do império.

A Lupercália era uma festa de fim de ano. Acreditava-se que essa cerimónia servia para espantar os maus espíritos e para purificar a cidade, assim como para liberar a saúde e a fertilidade às pessoas açoitadas pelos lupercos.Em 494, o Papa Gelasio I proibiu e condenou oficialmente essa festa pagã.

Numa tentativa de cristianizá-la, substituiu-a pelo 14 de Fevereiro.
Alguns estudiosos , dizem que houve até sete santos creditados com o nome de São Valentim .

Aqui vou relatar os dois mais populares:

Lendas de São Valentim I

Valentim era um padre em Roma, que viveu durante o reinado do imperador Cláudio II. Em seu regime ,Claudio proibia o casamento de recrutas. Afinal soldados sem vínculos familiares e afetivos era mais fáceis de se ingressar recrutas para o seu exercito.
Desafiando as ordens do imperador o padre Valentim realizando casamentos secretos. A conspiração foi descoberta e Valentin foi brutalmente morto em 14 de fevereiro por volta de 270 dc.

Lendas de São Valentim II

Valentino foi um dos primeiros cristãos de Roma ,que era duramente combatido .

Mesmo assim ele continuou a praticar a sua fé e recusar a adoração dos deuses Romanos.
Isso despertou a ira do imperador Claudio II , que o prendeu.

Durante o período que esteve na prisão , muitas pessoas atiravam mensagens de amor e flores na janela de sua cela. Existe a versão também que ele fez amizade com a filha cega do carcereiro , que o ajudava trazendo as mensagens e flores das crianças.

Valentino foi decapitado em 14 de fevereiro. Época de acasalamento das aves:

Durante a Idade Média, as pessoas na Inglaterra e França realizaram uma crença popular de que as aves começaram a procurar um companheiro de 14 de fevereiro. Essa noção popular reforçada a idéia de que o festival do Dia dos Namorados que cai em meados de fevereiro deve ser comemorado como o dia do amor e romance.

O conceito logo ganhou terreno entre os amantes e eles começaram a comemorar o dia das notas de amor e troca de presentes simples como a flor.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Independente de sua origem ,esta é a oportunidade de expressar gratidão e amor para namorados, cônjuges, professores, pais ou qualquer outra pessoa próxima a eles.

One Reply to “O que é Valentine’s Day ?”

Comments are closed.