Como cuidar de Orquídeas Roxa ou Branca

Como cuidar de sua orquídea branca ou roxa

Você acabou de receber de presente uma linda Orquídea Phalaenopsis  mas, como cuidar dela para que continue bonita e florindo posteriormente.

Para sanar estas dúvidas preparamos um artigo específico para esta espécie tão popular.

Lembrando que esta espécie possui também diversas cores de rara beleza ,escolhemos a Branca ou Roxa (Rosa)  ,por ser a  orquídea mais comercializada na Rebeca Flores .

Em 5 dicas de como cuidar de suas orquídeas informamos de uma maneira genérica ,os cuidados necessários para manter suas orquídeas bonitas e principalmente floridas.

Neste Post ,além das recomendações normais mostraremos algumas dicas específicas da Orquídea Phalaenopsis.

Local

Síntese: As orquídeas Phalaenopsis preferem luz luminosa e indireta.  Coloque-as perto de uma janela onde possam receber luz solar indireta.

É necessário primeiro que ela fique em algum lugar sem muito vento e que receba iluminação natural pela parte da manhã.
Atenção : Cuidado com os raios excessivos do sol ,isso queima as folhas e você poderá perder sua orquídea em pouco tempo.
Observe já no primeiro dia se as folhas não estão ficando com manchas amareladas ou escuras. Isso indica que a luz está excessiva e as folhas estão queimando.
Fique atento também que ao longo do ano ,de acordo com as estações os raios solares mudam de posição. Ou seja , se no verão o local é apropriado no inverno a situação pode se inverter.

Rega

Síntese : Regue bem as orquídeas quando o substrato parecer seco ao toque.

É melhor regar de manhã e deixar escorrer o excesso de água.

Não molhe demais, apenas verifique se não está muito seca e molhe variando a quantidade conforme a época do ano. O excesso de água pode apodrecer as raízes.

As orquídeas Phalaenopsis prosperam em alta umidade . Você pode aumentar a umidade colocando uma bandeja com água perto das orquídeas ou usando um umidificador. Outra maneira de mante-las úmidas é utilizando um pulverizador.

Plantio e Floração

Síntese : Use uma mistura para vasos de orquídeas bem drenada que permita que o ar alcance as raízes. Não use terra terra , pois retém muita umidade.

Dica: Em Supermercados e Garden Center existem substratos prontos específicos para o plantio de orquídeas.

Caso necessite de substrato ,clique no link

Outra solução é usar a casca de pinus ou fibra de coco.

Não usar Xaxim, além de proibido por lei esta correndo risco de extinção.

Uma ou duas vezes ao mês, você deve adubar sua orquídea. Prefira adubos orgânicos ou foliares , que reduzem o risco de erro na dosagem. A adubação somente deverá ser feita quando a planta estiver sem floração e com as raízes adaptadas ao vaso.

Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas. Corte com tesoura de poda (esterilizada com fogo ou produto específico) no terceiro nó da haste floral da planta, é comum brotar uma nova haste que vai fazer sua Phalaenopsis gerar uma segunda floração no mesmo ano, quando bem tratada.

Se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.

Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 centímetros, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor.

Talvez você precise de alguns acessórios para jardim

68 Replies to “Como cuidar de Orquídeas Roxa ou Branca”

  1. Infelizmente não é possível reverter o quadro. Pode ser diversos fatores :
    *A orquídea que você ganhou ,já estava muitos dias na floricultura antes de ser vendida; Se for adquirida em supermercado tem que ter sorte porque não dura mesmo.
    *Excesso de água : veja se o substrato não está encharcado .Reduza a rega se necessário.
    *Falta de luz : o local que a planta está é muito escuro ?

  2. Você deve ter molhado demais e a água não evaporou ,acumulando no miolo e apodrecendo o mesmo.
    O que ocorre as folhas da Phalaenopsis são grandes e acumulam água .Pela ação da gravidade vão parar no miolo ,ocorrendo a formação de fungos e bactérias .Co o apodrecimento do miolo as folhas caem.
    É difícil salvar a planta quando chega a este ponto .
    Podemos tentar induzir a formação de uma nova muda .
    Nem sempre dá certo mas,nesta época de temperaturas elevadas as chances são boas.
    Como fazer :
    *Corte a haste no terceiro nó ou no nó mais abaixo que estiver ainda verde
    *Aplique canela em pó no corte.
    Para regar ,apenas pulverize com água a planta .
    Boa sorte

  3. Olá.. ganhei minha orquidea tem 7dias.. elas já vieram grandes.. eu a reguei 2 vezes na semana.. mas as flores murcharam.. e cairam.. restaram apenas 3.. mas estão murchas.. e seu caule está quase até a metade.. amarelo.. está em vaso plastico.. que veio quando ganhei.. deixo-a na varanda a tarde.. e a noite ponho na sala.. cairam 3folhas.. como se tivessem rachado bem no começo.. mas a raíz está verdinha.. estou com medo dela morrer.. o que fazer?

  4. Isso deve ter acontecido devido a rega excessiva .A phalaenopsis possui folhas grandes que favorece a canalização da água.Quando vc rega as gotículas pela ação da gravidade vão parar no miolo da planta .Se o clima não estiver quente o suficiênte para evaporar a água ,ocorre a formação de fungos e bactérias ,apodrecendo o miolo e conseqüêntemente caindo as folhas.
    Quando chega a este ponto é difícil salvar a planta .
    O que pode ser feito ?
    Primeiro vamos tentar induzir a formação de uma muda , em altas temperaturas é mais fácil( nem sempre dá certo).
    *Corte a haste no terceiro nó
    *Coloque canela em pó no corte.
    Escolha um local com boa iluminação e receba luz indireta
    Na hora da rega ,apenas pulverize com água a planta.
    È difícil mas,talvez forme outro broto na base da planta e com um pouco de sorte surja uma outra muda na haste cortada.
    Boa sorte.

  5. Olá,é muito bom encontrar dicas de como cuidar dessas lindas plantas!!

    Mas estou com um problema, ganhei uma phal de aniversário, com flores lindas , ai ficam caindo as folhas uma a uma, ontem caiu a últma, as raízes continuam verdes e a haste tbm , continua florida… será que ela vai morrer sem as folhas? tem algo q eu possa fazer pra recupera-la? Eu ja me apeguei a esta plantinha e naõ queria perde-la.. se vc puder me dar umas dicas eu ficaria mtoagradecida… posso enviar fotos dela

    Muito obrigada!!!

  6. Olá
    Comprei uma phalaenopsis a uns 8 meses ela veio com 2 astes floral linda,suas flores duraram por mais de mes, dai então cortei a aste maior dela e me falaram para colocar uma colherzinha de chá de canela na raiz dela e colocar uma pitadinha na aste que eu cortei que isso iria favorecer uma muda ou outra aste, depois de ter feito isso ne saiu uma mudinha nova na minha orquidea so que essa muda é em baixo no pé da orquidea e não na aste, ela tem uma folinha por enquanto que inclusive esta de viradinha para baixo(a costa da folha é virada pra cima)e eu gostaria de saber com farei para tira-la dai?

  7. Luth ,
    O calor está muito forte a Phalaenopsis não tolera incidência solar execessiva.
    Mesmo de manhã o sol está quente e pode prejudicar a planta. Quanto a rega ,se não houve acumulo de água não há problema.
    Você deve escolher um local mais fresco. Pode até ser sombreado ,mas com boa iluminação natural.
    Você pode também borrifar as folhas com água o que ajuda a manter a umidade.
    Dependendo ,não será possível recuperar as folhas.
    Mas ,existe salvação .Se neste novo ambiente que você colocar a muda for adequado o que você vai notar (a ordem pode variar):
    *As raízes vão continuar verdes e até novas raízes surgirão.
    *As folhas originais vão acabar secando ou ficando do jeito que estão .
    *Uma nova muda vai surgir na base da planta antiga .
    Obs:Muitas vezes as folhas acabam caindo ,ficando só as raízes .Se as raízes ainda estiverem verdes .Não descarte a planta ainda .A muda nova pode surgir ainda .Se as raízes estiverem secas ,daí não tem mais jeito .
    Boa sorte.

  8. Olá,

    Primeiro gostaria de dar os parabéns pelo blog. Segundo, preciso de auxilio. Comprei um phalaenopsis há uma semana, ela veio florida, porém hoje notei que as suas folhas estão muito murchas e ficando numa tonalidade de marrom. Na minha região está muito quente e seco, por isso molhei ela por 2 vezes essa semana! Será que foi em excesso? Ou será que foi o sol que estava quente demais de manha que pegou nela?
    Tem salvação ainda?
    O que devo fazer?

    Obrigado,

    Luth

  9. Marly ,
    É possível que seja devido ao forte calor .
    Aonde esta muda fica ? Está em uma árvore ou arbusto ? Em local fechado ?
    É possível que a planta esteja recebendo excessiva radiação solar .Dependendo da incidência as folhas começam a "queimar" e você pode até perdem a muda. Isso pode ocorrer mesmo com luz indireta ,porque as temperaturas estão muito elevadas.Outro fator é a umidade insuficiente ,como está muito quente a evaporação é maior. A phalaenópsis necessita de uma umidade mais constante mas,não pode encharcar .Borrifar as folhas com água ajuda a manter a umidade.

  10. Andreia ,
    Flores em vaso como lirios ,gerberas ,cinerária ,ciclame entre outros :são cultivado em estufa e sob condições controladas . Algumas espécies as sementes são importadas e modificadas genéticamente .As mudas são produzidas em laboratório .O que torna o cultivo em casa muito difícil e inviável. Flores como o Lírio são produzidas para durar até o final da florada .Após este ciclo até o muda acaba morrendo. Em alguns casos dependendo da procedência da planta ,a muda fica amarelada e seca antes mesmo das flores .O que parece ser o seu caso.

  11. Olá, tudo bem?
    As flores todas murcharam e a haste está seca. Já faz 1 semana, mas não tive tempo de verificar como devia fazer a poda, então deixe assim e reguei 1 vez. Li que tenho que cortar a haste no terceiro nó, to meio em duvida de como fazer isso corretamente. Tenho uma tesoura normal, precisa se especificamente de poda? Agora preciso fazer a adubação dela?
    Aguardo e obrigada novamente!

  12. Olá Jessica ,
    É muito bom ver a orquídea florindo como nunca .Mas, isso pode fazer a planta perder vitalidade.
    Eu sugiro que você faça uma adubação foliar .Na adubação foliar você corre menos risco de superdosagem e a planta absorve melhor os nutrientes.
    Como proceder :
    *escolha adubo específico para orquídea em lojas especializadas.
    *siga as recomendações de dosagem especificado na bula do fabricante.
    *Dilua o adubo em 1 litro de agua e reserve.
    *Primeiramente pulverize as folhas da orquídea somente com água.Este procedimento prepara a planta para absorver melhor o adubo.
    *Coloque o adubo diluido anteriormente no pulverizador
    *Pulverize as folhas da orquídea com o adubo.
    *Não faça este procedimento em sol forte pode queimar as folhas.De preferência faça a adubação no início da manhã ou final da tarde.

  13. Olá!

    Algo tem me chamado atenção ultimamente. Tenho uma orquídea deste gênero faz quase 1 ano e ela já está na quarta floração. O número de flores tem aumentando absurdamente, hj já tem 4 botões abertos e seis que estão começando a abrir. Pelas minhas contas, daqui uma semana ela estará com 10 flores! Este comportamento é muito estranho, será que ela está investindo todas as suas energias na tentativa de produzir descendentes antes de "abortar"? Não sei se essa informação te ajudar em alguma coisa: ela está com cinco folhas e uma já está começando a perder coloração, além de aparecer umas feridas de corte.
    Obrigada pela ajuda!

  14. Cultivar orquídeas exige um pouco de paciência, as vezes ficam anos sem florir .Você pode estimular a floração utilizando adubo foliar específico para flores .Com o adubo foliar ,a planta aproveita melhor os nutrientes e você não corre o risco de superdosagem .
    Siga as orientações do fabricante do adubo quanto a dosagem .

  15. Olá Lia ,
    A haste se secou você pode e deve cortar .Inclusive você pode cortar até mais rente as folhas.
    Você também pode utilizar a torta de mamona ,que é um aditivo natural rico em nitrogênio .Dosagem : 1 colher de café.Cuidado com animais e crianças o produto é toxico.
    Cultivar orquídea exige um pouco de paciência nem sempre elas dão flores todos os anos .Tente aplicar adubo específico para floração ,isso pode estimular o surgimento de botões :Prefira adubo foliar.

  16. Olá.
    Eu vivo em Portugal.
    Li os comentários que foram aqui colocados, bem como os conselhos, e vi que estou a fazer tudo bem com as minhas orquídeas (tenho 3). No entanto uma delas nunca floriu, apenas trazia flor quando me foi oferecida. É uma phaleonopsis, tem muitas folhas verdes escuras, pois nunca deixaram de nascer folhas, também tem raízes novas as quais também foram sempre crescendo/nascendo. As folhas têm bom aspeto e são semi-eretas, a planta parece estar muito bem exceptuando o facto de não ter florido em dois anos. O que devo fazer para que tenha flores? As outras sempre floriram, uma deles chega a florir duas vezes por ano. O que se passa com esta?
    Espero que me possa ajudar. Muito obrigada desde já.

  17. Alice 01/10/2012
    Ganhei uma phalaenopsis, a 1ano e 8 mêses muito linda florida depois as flôres cairam até hoje não deu mais
    flôres mudei de vaso cortei o galho da flôr porque se-cou cortei pela metade, será que eu tinha que cortar o galho todo, trato a orquídea com carinho andei uzando como adubo farinha de osso não sei se fiz certo cade as flôres estou triste, me ajude

  18. Você pode usar este vaso mesmo .
    Eu replantaria agora ,porque existe o risco de vc perder a muda.
    Só tome muito cuidado na hora de regar .Praticamente vc não precisará nem molhar a planta. Dê uma borrifada leve por cima e só – pode ser até com mangueira ,regador ou spray .No interior do vaso não deve acumular água .
    Eu tenho duas mudas em uma floreira de vidro ,que estavam secando.Após mais de 12 meses ,ainda não floriram mas estão super bem.

  19. Muito obrigada pela dica, tenho um vaso sim em casa só que ele é redondo (parece um aquário só que com a borda maior e não tem furo).

    Só fiquei na dúvida ela ainda tem uma flor e um botão, posso replantá-la? Mas as raízes tem partes que estão verdes, mas as extremidades estão secas.

    Obrigada novamente.

    Tássia

  20. Sayonara,
    Você pode deixar no próprio vaso mas, por uma questão de estética você pode replantar em outro vaso de sua preferência.
    Após as flores murcharem você pode cortar a haste e retirar o arame .
    Não existe uma regra para freqüência que aplanta deve ser regada .Lembrando que a falta ou excesso (principalmente )é prejudicial.Na dúvida você deve sentir a umidade do substrato .Se preferir você pode pulverizar somente as folhas .

  21. Quando a planta chega a esta situação , fica difícel a sua recuperação .Eu fiz algumas esperiências com orquídeas em estágio parecidos com o seu exemplar .Eu vou passar algumas dicas que deram os melhores resultados e são mais simples de serem aplicadas .
    *Materiais que vc vai precisar :
    * Vaso de vidro (20 x 20 x 20)- com ou sem furo
    * substrato para orquídeas
    * argila expandida ou pedriscos
    Estes materiais vc consegue facilmente em Garden Center

    Você agora vai replantar a sua orquídea no vaso de vidro
    Etapas :
    *Forre aprox 1/3 do vaso com os pedriscos ou argila
    *No vaso onde está a orquídea :
    *corte a haste
    *retire o arame
    *retire a muda -não se preocupe se as raízes ficarem a mostra.
    *No vaso de vidro
    *Coloque um pouco de substrato no fundo
    *pegue a muda e transfira a muda
    *complete as laterais com substrato

    Qual o objetivo de plantar no vaso de vidro ; No vaso de vidro é mais fácil visualizar se está úmido ou não .Isso facilita o controle sa umidade e também desta forma mantem os níveis de umidade constante .
    Mas , cuidado com o excesso de água . Praticamente você não vai precisar nem regar apenas pulverizar as folhas .
    Mesmo que a planta esteja sem as folhas ,mas as raízes verdes ainda é possível recuperá-la. Qualquer dúvida adicional posta aqui . att

  22. Olá! Que bom que encontrei seu blog, tomara que m ajude a salvar a minha phalaenopsis. A um pouco mais de 15 dias ganhe uma do meu marido. Ela já veio bem florida, com tres botoes e com tres folhas (sendo duas folhas bem amareladas, que logo caíram). Ela esta em um lugar bem iluminado, mas acho que estávamos regendo-a de mais. Agora todas as folhas já caíram, e ficou apenas uma flor e um botão. Gostaria de saber se isto é sinal de que ela esta morrendo, e se não tem mais como salva-la?

    Desde já agradeço e aproveito para parabenizar o blog.

    Tassia.

  23. Olá!
    Sou nova com cuidados com plantas, mas adoro flores! Comprei Phalaenopsis agora e ela está bonita e saudável! Ela veio com vaso de plástico, cascas de coco e uma haste de sustentação. Gostaria de saber se preciso trocar o vaso (se isso influencia a saúde dela), se devo deixar as cascas e a haste… Existe recomendação de quantas vezes por semana preciso rega-lá? Ou é necessário tiraras cascas e sentir a umidade da terra? Obrigada pela ajuda e pelo blog!

  24. Renata ,
    Confesso que recuperar uma orquídea Phalaenopsis não é tarefa fácil e os resultados são lentos .
    Sua orquídea deve estar sentindo os efeitos do clima quente e seco deste inverno.
    Regue a planta com maior freqüência . Outra providência que pode ser tomada para melhorar a umidade é pulverizar as folhas com água .
    Qualquer novidade poste aqui pra gente .

  25. Consegui recuperar uma phalaenopsis que ganhei no ano passado. Ela praticamente quase morreu. Caíram as folhas, mas percebi que as raizes ainda estavam vivas. Transplantei-a para um cone de fibra de coco, coloquei substrato, e a pendurei numa mangueira que tenho no quintal. Agora ela já está com 3 folhas (não muito viçosas) e até iniciou uma haste com dois botões. Tenho observado que as folhas de umas semanas pra cá estão murchando, como se estivessem úmidas, mas vivas( são apenas 3). Resolvi então mudar a orquídea de lugar, trazendo-a para o meu banheiro onde já tenho outras, pois tenho bay window por onde o sol ilumina durante toda a manhã. Isso ocorreu há cinco dias, mas não estou percebendo nenhuma mudança nas folhas, continuam verdes bem escuras e meio murchas. O que vcs me aconselhariam?

  26. Olá, comprei uma phaleanopsis florida e tenho em casa um adubo foliar que uso nas minhas outras orquideas que nao estao floridas no momento. Minha dúvida é se posso adubar as folhas dessa orquídea que esta florida ou é melho não adubar. Obrigada Tatiana

  27. No momento ela está linda e maravilhosa e deve durar uns 30 dias com flor .Você pode até substituir o vaso mas,existe o risco de danificar a planta ou pior quebrar a haste das flores .O melhor é deixar do jeito que está ,até as flores murcharem .
    Quanto a rega : O cuidado que vc deve tomar é não deixa-la encharcada ,isso pode apodrecer as raízes o que é nocivo para a planta. Você pode reagar a orquídea 1 a 2 vezes por semana quando necessário,deixando escorrer o excesso . Na dúvida se está úmida ou não ,toque o substrato .
    Quanto ao local que ficará a planta : Deve ter luz indireta principalmente ,de manhã e no final da tarde . Cuidado com luz direta muito intensa ,isso queima as folhas da planta e você pode até perder sua orquídea .
    Quando as flores murcharem ,poste aqui que eu retornarei com mais dicas .abs

  28. Olá!
    Acabo de comprar uma Phalaenopsis, adoro flores, mas não tenho experiência com cuidados. Tenho uma azaléia, mas já vi que a orquídea exige bem mais cuidados. Minha Phalaenopsis veio super bonita e saudável, ela está num vaso de plástico, cheio de cascas de coco e uma haste de sustentação. Gostaria de saber se devo trocar o tipo de vaso (se isso influencia na saúde dela), se devo deixar essas cascas e se pode deixar a haste. Existe uma recomendação de quantas vezes por semana deve-se regá-la ou é preciso tirar as cascas e sentir se está muito seco mesmo? Com o perdão da ignorância, mas preciso confirmar: quando todas as flores murcharem, deve-se podar o caule quase todo e esperar florescer novamente, é isso?
    Aguardo e obrigada pela ajuda do blog!

  29. Olá!
    Tenho minha orquídea há 1 ano e meio em meu apartamento.
    Após caírem as primeiras flores, ela já brotou por mais 3 vezes.
    Ela veio com apenas um caule. Na segunda floração nasceu um caule novo e agora, na quarta, estava nascendo um novo que eu não havia percebido.
    Como já estava grande, quase arrastando no chão e cheio de brotinhos, tentei direcioná-lo para cima, mas ele se quebrou. Colei com durex e passei canela em pó no corte. Já se passaram 4 dias e continua com uma boa aparência. Será que ela vai se regenerar?

  30. Olá Kelly
    Obrigado por sua visita .
    As orquídeas são cultivadas em estufas que ,tentam se aproximar ao máximo do ambiente de origem da espécie em questão. Em muitas é possível climatiza-las através de cruzamentos genéticos . Resumindo ,nem sempre temos sucesso cultivando em casa .Principalmente se o clima não for favorável .
    Para poder te ajudar melhor ,preciso de mais detalhes .
    *Você pretende cultivar dentro de casa ou existe uma área externa ? O plantio será em vaso ou em alguma árvore ?
    *Seus vizinhos e amigos conseguem cultivar suas orquídeas até dar flor ? Fiz esta pergunda porque :Não sei como é o clima de Zurique ,se é propício para cultivar esta espécie de orquídea .Por exemplo ,no Brasil não da para cultivar Tulipas no jardim .É possivel que vc não consiga cultivar sua orquídea devido ao clima ,já que a Phalaenopsis é de origem tropical.

  31. Bom dia…
    Ganhei uma orquidea do meu esposo, e estou bem confusa em como cuida-la.
    ja tive umas 3 e todas morreram… Agora sei que foi pelo excesso de agua.
    Aprendi muito lendo seus comentarios, pois sou leiga quando se trata de flores, apesar de adora-las.
    Esta que ganhei, ja veio florida e cheia de botoes, eles ja abriram e todas flores ja cairam, o caule ja esta amarelo nas pontas, e li aqui que devo corta-lo vou fazer isso ainda hj.
    Outra coisa elas floresceram novamente?
    tenho amigas que tem orquideas a anos e so floresceram uma unica vez agora so tem as folhas…
    a minha fica dentro de casa perto da porta da sala que é de vidro… coloco ela na varanda quando esta um dia bonito, mas nao diretamente ao sol… Eu moro em zurique na Suica… e o clima aqui nao e igual o do brasil.
    Ela ainda esta no vaso de plastico pois ainda nao encontrei essa terra especial pra ela aqui… As raizes dela estao pra fora.. e agumas secando isso é normal? ela pode morrer?
    As flores estao verder e bonitas…
    Preciso mto que me ajude nao quero que ela morre… e quero aprender a cuidar dela pra poder ter outras… as outras ja perdi por falta de conhecimento… mas agora que encontrei esta pagina vou acompanha-la sempre…
    espero sua resposta…

    Obrigada

  32. A maioria das orquídeas são epífitas ,ou seja ,não se enraízam no solo .Elas se desenvolvem acima do solo em cascas de árvores por exemplo . Não são parasitas mas, elas vivem da umidade e dos nutrientes que conseguem absorver naquele ambiente. Não há nada de errado com sua orquídea , as raízes ficam flutuantes para captar melhor a umidade do ar .
    Para saber mais veja este artigo sobre plantas epifita

  33. Quando cultivamos Phalaenopsis em casa nem sempre conseguimos as condições adequadas .Por isso as vezes de forma inexplicável a planta abortar a florada .Comigo acontece também. O que tenho observado em minhas experiências é que acertar o local ideal faz toda a diferença .Este processo que se iniciou com sua planta dificilmente vai retroceder ,ou seja ,a orquídea vai eliminar a florada .Não corte a haste por enquanto ,aguarde ela se definir.Depois escolha outro local com maior luminosidade (não pode receber sol direto) .Finalizando ,faça uma adubação foliar específica para flores (leia as instruções do fabricante ).

  34. Olá! Eu tenho uma Phalaenopsis também e estou com uma dúvida. Em maio a podei no 3º nó e me falaram pra colocar 1 gota de alcool na pontinha das hastes podadas, eu coloquei. Já se passaram 3 meses e não surgiu nenhum brotinho nas hastes dela, ela continua no mesmo vazo que veio da loja, ja cresceu uma folhinha nova desde então. É comum demorar a brotar para começar uma nova floração? Eu utilizo adubo quimico a cada 15 dias na dosagem recomendada, 1 colher de chá raza. Muito obrigada pela atenção, estou encantada com o blog! Parabéns!!!

  35. Oi, tenho 4 tipos de orquídea. Uma está em um tronco de árvore, ela tomou praticamente todo o tronco. Todas já deram muitas flores estão bem grande e com as folhas viçosas, mas um tempo pra cá as raízes não estão se prendendo mais no tronco ou no vaso (duas estão em vaso de barro e duas em pau de fibra de coco) e mesmo assim as raízes entram e saem dele e ficam aéreas, soltas como se estivessem procurando um lugar pra ir. E ainda tem a mais velha que as folhas novas estão nascendo e as pontas estão ficando pretas, moles, como se estivessem apodrecendo. O que faço? O local que estão tem bastante claridade do sol, mas nunca pegam sol diretamente…

  36. oi!!! estou com um problema e triste, minha orquidea Phalaenopsis deu flor ela parece uma tigresa esta cheia de botoes, so que a haste esta amarelando e a flor muchou inclusive um botao mas os outro continuam abrindo, estou com medo que ela morra, o que eu posso fazer, ah as folhas estao bem verdinhas, por favor me ajude a aprender a cuidar melhor dela. obrigaduuu

  37. Tudo bem Juliano ,
    Abortar os botões pode ser várias coisas :
    *Como está a aparência da muda ? Está saudável ,as folhas estão vistosas e as raízes estão se desenvolvendo ?
    *O local é adequado ? Sombra excessiva pode prejudicar a floração ,calor excessivo também ==> neste caso você pode experimentar um outro local .E observar como a planta reage .
    *O Inverno está quente e seco : Você deve regar a planta com maior freqüência .
    *Adubação : pode ser que esteja faltando algum nutriente. Utilize adubo específico para floração .Prefira adubo foliar ,você corre menos risco de superdosagem e a planta absorve melhor os nutrientes .Antes da aplicação leia as instruções de dosagem no rótulo do fabricante :pulverize com água para abrir os poros e depois pulverize com o adubo .

  38. A única coisa que você tem a fazer neste momento ,é aprecia-la. A sua orquídea deve durar com flor em torno de 30 dias ,neste período apenas regue-a as vezes (faça o toque no substrato e verifique a umidade ,regando quando estiver muito seco).
    Quando as flores murcharem :
    *Corte o haste.
    *Se desejar replante-a em outro vaso ou em uma árvore.
    *Quanto ao adubo :Pode ser estes que você descreveu mas,è preferível utilizar o foliar onde o risco de superdosagem é menor.
    Qualquer dúvida adicional posta aqui.
    abs

  39. Olá, boa tarde!
    Fiquei muito feliz em obter tantas informações sobre os cuidados com as orquídeas.. Comprei a minha em uma feira de flores e ela veio linda e florida.
    Tenho duas perguntas: o corte que devo fazer na haste é o terceiro nó acima da base ou abaixo da floração?
    Que tipo de adubo comprar (vi em outros sites algo parecido com NPK 30-10-10 e o NPK 10-30-15)? Só devo começar a adubá-la depois que terminar a floração?

    Parabenizo pelo blog e agradeço!

  40. Olá ,
    Existem relatos de orquídea Phalaenopsis que deram flores por mêses ,exatamente desta forma. Algumas plantas soltam um novo caule no já existente e vão florindo e continuam florindo. Quando as flores murcham e o caule continua bem verdinho eu espero mais 1 ou 2 mêses pra ver se solta uma nova haste neste caule.Caso isso não ocorra daí eu efetuo a poda .Eu até tenho um exemplar que soltou um novo pendão no antigo e outro na base da mesma planta .Neste momento também seria interessante você aplicar adubo específico para flores .Até+

  41. Olá!
    Comprei minha primeira orquídea (Phalaenopsis) há uns 3 meses. Ela já veio florida e com um botão, que logo em seguida desabrochou também. Depois de um tempo as flores foram secando até que as tirei do caule. No ato da compra não fui informada sobre a poda do caule após as flores murcharem, portanto o caule continua sem poda. Observei que o caule continuou a se desenvolver, a partir de sua ponta, até hoje.
    Gostaria de saber se devo podá-lo ou deixar assim.
    Muito Grata,
    Maria Straatmann

  42. Olá Olive ,
    Não há motivo para preocupação .O problema e a planta ficar encharcada por dias .Basta escorrer o excesso de água.Para regar da proxima vez faça o toque com os dedos e verifique se está úmido ou não.
    Você pode e deve colocar a Orquídea dentro de casa ,para poder admirar melhor sua beleza .Mas,escolha um local onde não tenha corente de vento e com incidência de luz indireta .
    Caso o local seja de pouca luminosidade :coloque algumas dias em área externa e vá alternando ao longo da semana.
    Abs

  43. Olá Diego / Viviane
    A maioria das orquídeas são de regiôes de florestas de alta umidade relativa do ar .O ideal é tentar reproduzir este ambiente borrifando as folhas e raízes da planta. O problema é que nem sempre temos tempo para esse cuidado.
    O que você fazer então : Se as raízes estão crescendo , brotos estão surgindo e as orquídeas estão com bom aspécto.Ótimo ,sinal que o local é ideal e se aproxima do habitat natural da orquídea.
    Aconselho apenas fazer uma adubação foliar .O material necessário você vai encontrar em Garden Centers .
    Materiais Necessários :
    * Borrifador / nebulizador : Qualquer um serve escolha o de sua preferência .
    * Adubo : Existem adubos foliares que agem mais nas raízes ,outros nas folhas e específicos para as flores . Escolha inicialmente os específicos para raízes e folhas .
    *Como adubar :Siga as instruções no rótulo do fabricante do adubo e dilua a dosagem recomendada em uma vasilha com água.
    Inicialmente com o nebulizador somente com agua ,pulverize a planta : esta operação é necessária para abrir os poros e melhorar a absorção dos nutrientes .Depois coloque a mistura do adubo no nebulizador e pulverize toda planta inclusive as raízes.
    *Importante : Não adubar debaixo de Sol .
    Qualquer dúvida adicional envie pra gente .abs

  44. Olá,

    estou com dúvidas sobre qual adubo utilizar nas minhas orquídeas. Tenho 6 (de espécies diferentes) que estão ao longo do caule de uma planta (eugênia) e é a primeira vez que cuido de orquídeas. Como as raízes já aderiram ao caule, elas estão quase sem substrato, só um pedaço de fibra de coco. Tinha pensado em usar torta de mamona, mas gostaria de algo que pudesse borrifar nas raízes. Será que existe?
    Viviane

  45. Olá, boa noite. Ontem ganhei uma Phalaenopsis e alguém na minha casa a encharcou. Retirei toda água, mas estou preocupada. As dicas do comentário acima se aplicam no meu caso? Como as fibras que vieram por cima da raiz ficaram muito molhadas, decidi jogá-las foram. Eram importantes ou vem apenas como enfeite? Outra dúvida. No cartão de instruções que acompanha a planta diz que ela se adapta em climas com temperaturas entre 18º e 30º. Minha orquídea está na varanda sem incidência de luz solar, contudo, durante a noite a temperatura está por volta de 12º. Devo colocá-la para dentro de casa? Obrigada.

  46. Olá Lídia ,
    Muitas vezes quando ganhamos uma orquidea Phalaenopsis ,as deixamos por tempo demais em ambientes inadequados (exemplo :uma sala com pouca luminosidade).Com o tempo observamos que as folhas vão ficando opacas e amareladas , o que fazemos…colocamos água em excesso piorando ainda mais a situação.Não sei se é o seu caso mas,a maioria das pessoas procedem desta forma . O que pode ser feito :
    *Replante a muda em outro vaso (pode ser terracota ou fibra de coco).
    *Remova o substrato antigo ,e troque por um novo .Não se preocupe se as raízem ficarem amostra na hora de tranferi-la de vaso.
    *No fundo do vaso naõ esqueça de colocar cascalho ou caco de telha ,para melhorar a drenagem.
    *Escolha do local :Deve ser arejado e com boa luminosidade e que pegue um pouco de sol de manhã ou no final da tarde .Não pode haver insidência de raios solares diretos principalmente durante o dia :Isso queima as folhas e você pode até perder a muda.
    Qualquer dúvida ,pode postar aqui .Que assim que possível estarei respondendo.

  47. Olá, sou nova neste ramo de plantas, principalmente orquídeas.
    Ganhei a minha phalaenopsis a 3 meses e ocorreu tudo bem até o momento que as flores caíram, e mais uma folha começou a brotar.
    Cortei a haste como o cartãozinho dizia, a uns 5 centímetros da base.
    Ainda não troquei de vaso, esta na de plástico.
    Algo tem me preocupado, a algumas semanas as raízes começaram a apresentar manchas que parecia estar apodrecendo. perdeu firmeza no começo, agora nem tanto.
    O problema é que está ficando pior. As folhas estão cada dia mais claras, perdendo firmeza. A haste ficou toda marrom e seca.
    Será que ela tem salvação?
    Queria muito aprender a cuidar dela, mas acho que demorei nisso.

  48. Se as florada durou mais de 20 dias , é natural as flores murcharem e o caule ficar amarelado .Neste momento você pode cortar a haste e retirar o arame de sustentação . O ideal é trocar de vaso por outro de barro ou fibra. Você encontrará os materiais necessários em Garden Centers . Regamos nossas orquídeas com água normal da Sabesp por uma questão de praticidade. Agora regar com água sem cloro é melhor ,pode ser mineral ou de chuva . abs

  49. Olá, então a minha orquidea phalaenopsis esta com as flores murchando e o caule dela esta ficando um verde bem claro é normal isso? e queria saber se tenho que esperar as flores secarem para mudar ela de vaso porque ela esta naquele de plastico,a e mais uma pergunta é bom rega-la com soro fisiológico ? obrigada desde já!

  50. Olá.
    Qual a melhor maneira de fazer novas mudas?
    Posso deixar a phalaenopsis dendro de casa?
    Ela dará novas flores?
    Eu tinha mudas bonitas no orquídario,no inverno perdi elas.
    Comprei outras mudas.Quero deixar dentro de casa.
    Obrigado.
    Beatriz

  51. É comum a haste ficar amarelada . O importante é o estado geral da planta .Crescimento de novas folhas e raízes é um bom sinal .Pelo que percebi você adquiriu ou ganhou esta orquídea a pouco tempo ?Ela está com o vaso plástico original .O ideal é você replantar para um vaso de fibra de coco ou terracota. Não esquecendo de colocar cascalho no fundo do vaso e se necessário adicionar substrato .Os materiais necessários você encontra em garden centers .Outro detalhe importante é o local onde colocar a orquídea : Luz indireta principalmente no período da manhã ou final da tarde .Cuidado com o calor excessivo ,isso queima as folhas .Boa sorte .

  52. Minha orquídea perdeu todas as flores há uns 7 dias. as hastes estão ficando amareladas. cortei uns centimetros da haste, mas continuam a ficar amareladas em direção a base. mas estão nascendo novas folhas bem verdinhas. o que devo fazer neste caso?

  53. Davidmen
    Se as folhas estão vistosas ,não há motivo para maiores preocupações é sinal que a orquídea está saudável. O talo pode ficar amarelado sim ,nem sempre o novo pendão vai surgir neste local. Uma nova haste pode surgir na base da planta ao invés do talo antigo. Novas raízes estão aparecendo ?

Deixe uma resposta