Rosas ,coisas que você precisa saber sobre elas

RosasA Rosa e a História

Pergunte a qualquer pessoa o nome de uma flor e provavelmente o primeiro à vir em mente será a Rosa .
É das flores mais antigas e apreciadas no mundo.
   A rosa é uma das Flores mais cultivadas pelo homem. Diz a história que a primeira rosa foi cultivada na região asiática a mais de 5.000 anos, mas a forma selvagem da Rosa é ainda mais antiga, com espécimes fossilizadas de rosas com mais de 35 milhões de anos.
    A Rosa é conhecida como a rainha das Flores, simbolizando a cura, regeneração, o lado feminino da natureza e em especial, o das mulheres.

Significado das rosas

Em geral a Rosa representa o símbolo do amor e da união, com sua beleza e seu perfume.

Não obstante, o desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.

Na mitologia greco-romana, a rosa estava associada à  Vênus, deusa do amor e da beleza, desta forma considerada , uma flor sagrada de elemento fogo, que simbolizava a fertilidade, a beleza

Para cada cor ou tonalidade destas flores existe uma simbologia , saiba mais sobre os seus significados  .

Outros  significados das rosas sem nenhuma ligação

Rosas de Saron

Hibiscus Syriacus - Rosa de SaronRosa de Sharon é uma expressão bíblica que se encontra no Livro dos Cânticos ,que é um conjunto de poemas de amor entre um casal.

Esta frase integra um diálogo entre uma mulher sulamita e o seu amado. Na época de Salomão (escrito do livro Cântico dos Cânticos), o vale de Saron (uma região da Palestina) era fértil e produzia belas e abundantes flores. Por esse motivo a noiva se descreve como uma rosa e o noivo confirma que ela é como “um lírio entre espinhos”.

Não há consenso entre os pesquisadores sobre a planta que sugere ser a “Rosa de Sharon“. Na realidade esta frase trata-se de um possível erro de tradução do Hebraico.

Contudo acredita-se que podem ser as seguintes plantas:

  • Açafrão : Uma espécie de açafrão que cresce como um lírio ,no vale de Sharon.
  • Tulipas : uma planta classificada como uma espécie de tulipa ,que cresce no vale de Sharon
  • Lírio : uma espécie de lírio
  • Narciso

Não se sabe ao certo qual é exatamente a flor mas, em nenhum dos casos se referem as rosas propriamente ditas ,ela foi escolhida pelos tradutores por ser muito bonita.

Atualmente pode ser também um nome comum que foi aplicado a várias espécies diferentes de plantas em diversas partes do mundo ,que não dizem referência a planta citada na Bíblia :

  • Barba de Aaron : arbusto perene nativo do
  • Hibiscus Syriacus : planta nativa do leste da Asia , flor símbolo da Coréia do Sul
  • Anêmona
  • Lírio das praias
  • outra flor desconhecida

Saiba mais em Wikipédia

Rosa dos ventos

Rosas dos VentosRosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica . É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários.

O termo “rosa dos ventos” foi criado devido a semelhança da rosa com o desenho dos pontos cardeais , que lembram as pétalas desta flor.

Atualmente, a figura da rosa dos ventos possui um valor simbólico que transmite a ideia de “desejo de boa sorte” ou o desejo por alcançar novas direções na vida.

Saiba mais no blog significados

Rosa do deserto

rosa do desertoRosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica.

O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da família Apocynaceae.

Saiba mais em Wikipédia

2 Replies to “Rosas ,coisas que você precisa saber sobre elas”

Comments are closed.