Orquídea Olhos de Boneca | Dendrobium

Orquidea olhos de boneca | Dendrobium Dendrobium é um importante gênero de orquídeas do sudeste asiático com lindas flores, delicadas e numerosas , têm um aroma leve e doce, que é agradável.

Os botões se formam em pequenas pontas de flores de não mais que alguns centímetros de comprimento, que crescem a partir do caule, entre pares de folhas.

Formado por grande número de espécies cerca de 1190 a maioria vistosas e geralmente de fácil cultivo.

Sejam suas espécies naturais ou híbridos produzidos pelo homem, estão entre as orquídeas mais difundidas e comuns em cultura.

Uma única haste pode ter 25-50 flores e uma planta com vários bastões florescendo irá produzir uma exibição espetacular.

Nas espécies híbridos podem ser encontrados uma ampla variedade de combinações cromáticas, incluindo branco, amarelo, rosa e vermelho.

A Dendrobium é conhecida popularmente também de “olhos de boneca”  devido a morfologia de suas flores com largas pétalas e sépalas, com o labelo geralmente apresentando outro tom, geralmente mais escuro.

São recomendadas para iniciantes ,por não apresentarem grandes dificuldades no cultivo e terem boa resistência ao clima tropical.

Ficha técnica

Nome científico : Dendrobium

Nome popular : Olhos de boneca

Família : Orchidaceae

Origem : Asia – Índia, Tailândia, Nepal e China

Ciclo de vida : Essa planta é herbácea (caule não lenhoso), mas com hábito de epífita (crescer sobre outra planta)

Como cuidar de sua orquídea Dendrobium

  • Luz : Mantenha-se sob luz forte, a 18 a 30 ° C – A Dendrobium toleram mais luz do que a maioria das outras orquídeas comumente cultivadas (em torno de 60%). Elas são melhor mantidos em condições de luz intensa durante todo o ano.
    • No inverno, eles podem tolerar a luz solar direta.
    • No Verão devido as altas temperaturas, o ideal é  limitar a luz solar direta durante os períodos mais quentes no final da manhã e início da tarde (entre as 11h e 15h) .
  • Umidade : 50 a 70%  – gosta de ambientes úmidos, porém para ter uma floração mais fácil e saudável, deve passar por um período de seca.Como elasrequerem níveis razoavelmente altos de umidade, isso pode predispor a doença fúngica, por isso é necessidade aumentar a  ventilação, para reduzir o risco de doenças.
  • Plantio : as Dendrobium são plantas epífitas, ou seja, na natureza elas crescem ligadas a outras plantas, em vez de no solo. Por esta razão, você deve garantir que ela seja plantada em local bem aerado e drenado.
    • Vaso :O recipiente de envasamento deve ter muitos orifícios de drenagem e não deve ser excessivamente grande. Plante utilizando mistura para orquídea
    • Tronco de árvore : Utilize placa de fibra de coco, para fixar no tronco

 

  • Rega : As necessidade de água das orquídeas olhos de boneca variam ao longo  do  ano. Durante o crescimento ativo da orquídea no verão, regue completamente uma vez que o substrato esteja quase seco.

Durante o inverno diminua a frequência da rega, Você só pode ter que regar a cada 2-3           semanas neste momento. A privação relativa de água é um passo importante no desenvolvimento da planta. Use o dedo para monitorar o ressecamento do substrato, desta forma dá para ter uma ideia de quando precisa ser regada.

  • Adubação : fertilizante orquídea com adubo solúvel em água a cada 1-2 semanas. É melhor diluir o adubo com metade da força recomendada e aumentar a frequência da aplicação. Interrompa a adubação no início da floração.
    Não comece a fertilizar novamente até que a floração esteja quase terminada.
  • Cuidados no Outono/Inverno : reduza a água e o fertilizante e exponha-o a temperaturas mais baixas

Saiba mais detalhes de como cuidar de suas orquideas .

Conheça mais sobre orquídeas

One Reply to “Orquídea Olhos de Boneca | Dendrobium”

Comments are closed.