Cuidado com as flores – Mitos e Verdades

Mitos e Verdades sobre os cuidados com flores e plantas

  

Introdução

Você já deve ter ouvido muitos ensinamentos dos nossos avós ou até mesmo de um visinho sobre os cuidados com as flores e plantas .

Mas afinal o que realmente é verdade e o que é mito nesta história ?

A Rebeca Flores foi buscar as respostas com especialistas , veja os resultados :

 

Mitos e Verdades

Conversar com as plantas ajuda no seu crescimento

Mito. Não está confirmado cientificamente que Conversar ou descarregar suas angústias nas plantas ajuda no seu crescimento e bem estar.

Colocar aspirina na água ajuda a planta

Verdade. A aspirina possui compostos nitrogenados que são liberados na água . As flores de corte ou aquele buque de rosas que você recebeu de presente ,ao absorver esta mistura são nutridas . Dosagem : 50 aspirinas para 1 litro de água .

Colocar anticoncepcional na água ajuda a planta crescer

Verdade. O motivo é o mesmo da aspirina: os compostos nitrogenados presente no anticoncepcional nutrem a planta .

Plantas choram

Mito. Quando cortamos o caule de uma flor o que escorre não são lágrimas e sim a seiva da planta .

Plantas sentem dor

Mito. Não existe comprovação científica que confirme que uma planta sinta uma dor semelhante à humana.

Trocar a planta de lugar faz diferença

Verdade. A troca de lugar vai gerar resultados positivos , se a mudança for para um ambiente mais próximo do habitat natural. Mas , o resultado depende de cada planta. Um bom exemplo são as orquídeas , muitas vezes escolhemos locais inadequados e com o tempo notamos que suas folhas ficam sem brilho ou com manchas denunciando que a planta não está muito feliz .Quando mudamos de local e este atende os requisitos que a planta precisa ,logo você vai perceber o surgimento de novas raízes e brotos as folhas ficam brilhantes .

Para saber mais ,veja no post 5 dicas de como cuidar de suas orquídeas .

Descansar a água antes de molhar a planta faz bem

Verdade.  O Cloro presente na água não faz bem as plantas .Para melhores resultados o ideal é deixar a água descansando por 50 horas antes de regar, para que o químico se evapore. Mas isso é válido somente para plantas em vaso  , nas flores de corte você deve adicionar cloro para que a água não apodreça .

Para saber mais ,veja no post arranjos florais e dicas de conservação.

Toda planta precisa de poda

Mito. A poda é  necessária para tirar os ramos mortos ou apenas para fins estéticos. Algumas plantas a poda pode fazer bem, já que vai ajudar na ventilação o que afasta umidade e pragas.

Plantas recém regadas morrem ao sol

Verdade. Se você regar as plantas  no sol, vai cozinhá-las vivas. A gota de água é uma lente de aumento que vai potencializar os raios do sol queimando as plantas.

A lua influencia os vegetais

Mito. Como em outros casos não existe estudos científicos provando a influência das fases da Lua sobre os vegetais ,apesar de influenciar as marés .Aqueles ensinamentos que podar na lua minguante dá mais frutos ou  semear em lua cheia ou minguante  não muda em nada a produtividade das plantas.

One Reply to “Cuidado com as flores – Mitos e Verdades”

Comments are closed.