Qual é a origem do Dia das Mães

Dia das mães      Dia das mães é uma das datas mais esperadas pelo comércio ,é considerada a segunda data comemorativa para o varejo brasileiro perdendo apenas para o Natal.
Os restaurantes ficam lotados , nos Shoppings a procura pelo presente ideal é grande e nas floriculturas on line também.

Origem dia das Mães.

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.
A tradição da celebração do dia das Mães é mais antiga do que se imagina. A mais remota que se tem conhecimento , origina-se da Grécia antiga .Os Gregos festejavam na entrada da primavera em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.Comemorações semelhantes também ocorriam em Roma, onde eram realizadas festas em homenagem a Cybele, mãe dos deuses. Os festejos duravam cerca de 3 dias – entre 15 a 18 de março.Os relatos mais parecidos com as comemorações do dia das mães de hoje , encontramos na Inglaterra do seculo XVII. Na época boa parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e morava com os patrões. Era conhecido como “Domingo da Mãe” ou “Mothering Sunday” e era celebrado 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa). Os filhos que trabalhavam longe tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

Nos Estados Unidos, foi em 1872 a primeira vez que uma comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida por Julia Ward Howe (autora do hino americano) e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

Versão mais aceita do dia das mães

Mas , a versão mais aceita sobre um dia dedicado as mães ocorreu somente em 1904 por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. A campanha foi tão bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Mais artigos relacionados a Datas Comemorativas

  Você encontra no site da Rebeca Flores ,presentes para o Dia das Mães .

2 Replies to “Qual é a origem do Dia das Mães”

Comments are closed.